Abertura do Fórum: Diálogo entre Fabiano Molina e Cecilia Barreto (9h00 às 9h15)
Mesa 1 – O contexto atual do trabalho - 9h15 às 10h45
O sentido da vida e do trabalho – em qual contexto o trabalho se insere?
· O que nos pede o contexto do trabalho? Desafios atuais do trabalho. Dualismo entre vida profissional e pessoal. A vertigem que se vive no mundo do trabalho.
· Porque trabalhar – quais as razões de se trabalhar? Dinheiro? Acesso a bens e serviços? Propósito? Participação na criação?
· Circunstâncias como funil – a circunstância que gera rebelião é aquela que pode me fazer ser mais eu
· O valor do sacrifício e o sentimento de se perder algo
Convidados:
-
Francesco Seghezzi (Presidente da Fundação ADAPT)
-
Presidente da Fondazione ADAPT e pesquisador da Universidade de Modena e Reggio Emilia. Doutor em Educação Pessoal e Mercado de Trabalho. Pesquisador sênior da ADAPT e pesquisador visitante na Universidade Católica da América, pesquisador visitante na Escola de Relações Industriais e Trabalhistas da Universidade Cornell e pesquisador visitante na Universidade de Chicago. Os seus temas de investigação incluem a sociologia do trabalho e das relações laborais, com particular atenção à juventude e à área local, e à relação entre trabalho e inovação tecnológica. Colunista de vários jornais.
-
-
Martionei Gomes (Superintendente da CDM - Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana).
-
Profissional com mais de 25 anos de experiência no terceiro setor, doutorando em Geografia, mestre em Administração e graduado em Geografia pela PUC-Minas. Gestor de Organizações do Terceiro Setor pela FAPP – UEMG. Desempenhou funções ligadas a Sistemas de Informações Geográficas - SIG, Gerência e Direção de Projetos. Em sua trajetória profissional participou de equipes multidisciplinares, colaborando ou coordenando programas e projetos voltados para o desenvolvimento humano em áreas urbanas e rurais desfavorecidas, dentro e fora do país. Sua área de atuação é relativa a sustentabilidade, investimento social privado, voluntariado corporativo, desenvolvimento e relacionamento comunitário.
-
Moderação: Ana Cláudia do Nascimento Ferreira
Coffee Break e exposição CDO – 10h45 às 11h15
Mesa 2 - O mundo precisa de sujeitos: o emergir de um rosto no ambiente de trabalho – 11h15 às 12h45
· O eu que constrói as realidades de trabalho - A solidez vem do sujeito e não das estruturas
· Uma humanidade transformada que muda o ambiente
· O sujeito como parte do tecido comunitário. Dimensões da pessoa diante do trabalho
· Um lugar onde podemos ser educados. A dimensão colaborativa do trabalho - constrói-se a partir de relacionamentos, não de causas. O trabalho envolve a dimensão comunitária, que é mais do que simplesmente trabalhar em equipe
Convidados:
-
Francesco Liuzzi (Co-founder & PartnerCo-founder & Partner at Tebat)
-
Consultor de Desenvolvimento Organizacional e Coach Executivo. É licenciado em Filosofia e doutor em Ciências do Trabalho. Concluiu sua formação com Ariele, Tavistock Institute, National Training Laboratory, iGOLD (International Gestalt Organization & Leadership Development) e ROG (Relational Organizational Gestalt). Ele é professor de Gestão de Mudanças na Universidade de Milão. Depois de ter trabalhado no Departamento de Recursos Humanos de empresas italianas e multinacionais, foi sócio da Alef Consulting, e hoje é cofundador e sócio da Tebat. Desenha e implementa intervenções de Gestão de Mudança, Desenvolvimento de Liderança e Coaching Executivo, na Itália e no exterior.
-
-
Enrico Misasi (Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo).
-
Politico brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Já deputado federal por São Paulo e considerado um dos "cabeças do Congresso Nacional".
Advogado formado em Direito pela Universidade Federal de São Paulo (USP) e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo.
Atualmente Secretário de Relações Institucionais pela Prefeitura de São Paulo.
-
Moderação: Silvia Caironi
Almoço - 12h45 às 14h30
Momento Cultural – 14h30 – 15h00
Mesa 3 – Vidas e ambientes mudados – roda de testemunhos guiados - 15h00 às 16h30
Testemunhos de:
-
Leandro Medeiros (Gerente Geral de Logística),
-
Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei. MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Head de Operações em um complexo logístico em Simões Filho- Bahia responsável pela logística de importação/exportação e CD Multiclientes da TPC Logística em Simões Filho - BA. Possui mais de 25 anos de experiência na gestão de empresas líderes em seus ramos de atuação, Carreira desenvolvida na MRS Logística onde atuou na área de Engenharia de Transportes e na Michelin na participação de processos industriais em fábricas no Brasil, China, Colômbia, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Espanha e França. Foi Professor de pós-gradução pela PUC Minas e atualmente é Consultor de Lean Logistics e Indústria 4.0 pela Voitto Escola de Negócios
-
-
Tabata Amaral (deputada federal por São Paulo)
-
É uma ativista pela educação brasileira e deputada federal por São Paulo, formada em ciência política e astrofísica.
Tabata é cofundadora do Movimento Mapa Educação e do Movimento Acredito. Já foi escolhida entre as liderancas brasileiras para encontros com o ex-presidente americano Barack Obama, a ativista paquistanesa e Nobel da Paz Malala Yousafzai. Em 2019, foi indicada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.
Formada pela Universidade Harvard, colunista da Rádio CBN em São Paulo e do jornal Folha de S.Paulo e do Nexo Jornal.
-
-
Marcos Vinicius Cascino (Chanceler no Centro Universitário Ítalo Brasileiro - Unitalo).
-
Lidera o plano de reestruturação institucional abrangendo Missão – Visão – Propósito – Filosofia e as áreas acadêmica – financeira – administrativa e marketing, que já levou o UniÍtalo a um crescimento de mais de 530% no período de 2003-2013, de 1.900 alunos para mais de 12.000, entre graduação e pós-graduação.
Responsável pelo planejamento e liderança nas ações estratégicas da corporação, assegurando a saúde financeira e solidez econômica do empreendimento, em especial por tratar-se de uma organização sem fins lucrativos, garantindo, assim, o reinvestimento e crescimento de forma sistemática e saudável.
Foco incisivo em resultados organizacionais, mas atenção total aos meios ou métodos ou sistemas a fim de garantir efetivo benefício social com a consequente otimização dos recursos utilizados em cada projeto.
-
Moderação: Marcela Bertelli
Coffee Break e Exposição CDO – 16h30 às 17h00
Mesa 4 – Uma jornada que continua – fechamento do Fórum - 17h00 às 18h00
Com Guido Bardelli (Presidente da CdO Italia) e Fabiano Molina (Presidente da CdO Brasil).
Agradecimentos